O JÚBILO 2

Janeiro 25 2009

 

 

Castelo Forte" é um dos hinos preferidos da tradição Protestante. É considerado o Hino de Batalha da Reforma Protestante, devido ao efeito produzido no apoio à causa dos Reformistas. John Julian declina quatro teorias sobre sua origem:

  • Heinrich Heine: foi cantado por Martinho Lutero e seus companheiros, quando entraram em Worms em 16 de abril de 1521, para a Dieta;

  • K.F.T. Schneider: foi um tributo ao amigo de Lutero, Leonhard Kaiser, que foi executado como um mártir protestante, em 16 de agosto de 1527;

  • Jean-Henri Merle d'Aubigné: foi cantado pelos príncipes luteranos alemães, quando entraram em Augsburg para a Dieta em 1530, na qual a Confissão de Augsburgo foi apresentada; e

  • a opinião de que foi composto em conexão com a Dieta de Speyer (1529), na qual os príncipes luteranos alemães apresentaram o seu "protesto" ao Imperador Carlos V, que queria reforçar o seu Édito de Worms(1521).

O mais antigo hinário existente, em que este hino aparece, é o de Andrew Rauscher (1531), mas é provável que ele figurasse no hinário de Wittenberg, de Joseph Klug, de 1529, do qual não existe cópia. Seu título era Der xxxxvi. Psalm. Deus noster refugium et virtus. Antes disso é provável que tenha figurado no Hinário de Wittenberg, de Hans Weiss de 1528, também extraviado. Esta evidência reforça a idéia de que fora escrito entre 1527 e 1529, já que os hinos de Lutero eram impressos imediatamente após serem escritos A tradição diz que o Rei Gustavus Adolphus of Sweden fez executar esse hino, enquanto suas tropas marchavam para a Guerra dos Trinta Anos. O Salmo já tinha sido traduzido para a língua sueca, em 1536. Muitos séculos depois, a canção se tornaria o hino nacional do antigo movimento socialista sueco. Existem várias versões portuguesas desse hino; vide ligações externas abaixo. Talvez ironicamente, dado ao seu pedigree de Reformador, é atualmente um hino sugerido nas missas católicas [1], figurando na segunda edição de "O Livro Católico do Louvor", publicado pela Conferência Canadense dos Bispos Católicos.

 

 

LETRA DO HINO CASTELO FORTE (TRADUZIDO)

1. Castelo forte é nosso Deus.
Espada e bom escudo;
Com seu poder defende os seus
Em todo transe agudo.
Com fúria pertinaz
Persegue Satanás,
Com artimanhas tais
E astúcias tão cruéis,
Que iguais não há na terra.

3. Se nos quisessem devorar
Demônios não contados,
Não nos podiam assustar,
Nem somos derrotados.
O grande acusador
Dos servos do Senhor
Já condenado está;
Vencido cairá
Por uma só palavra.



2. A nossa força nada faz,
Estamos, sim, perdidos;
Mas nosso Deus socorro traz
E somos protegidos.
Defende-nos Jesus,
O que venceu na cruz,
Senhor dos altos céus;
E, sendo o próprio Deus,
Triunfa na batalha.



4. Sim, que a palavra ficará,
Sabemos com certeza,
E nada nos assustará
Com Cristo por defesa.
Se temos de perder
Filhos, bens, mulher;
Embora a vida vá,
Por nós Jesus está
E dar-nos-á seu reino

 

 

TESTEMUNHO PESSOAL:

 

Alguns anos atrás, entre lutas e batalhas, encontrava-me enferma e travando uma batalha cirrada com Satanás por tê-lo abandonado definitivamente e entregue a minha vida exclusivamente ao meu DEUS. Procurando atingir-me, além de tirar todos os meus bens materiais, pretendia tirar a vida do meu filho, usando de todas as astúcias.

Numa dessas tentativas, o meu filho  aderindo o vício do álcool, chegou em casa completamente embriagado, fazendo arruaças, gritando, proferindo palavras torpes e, como sempre, o SENHOR JESUS concedia-me força para enfrentá-lo, porque eu sabia e conhecia as manifestações do inimigo. Em dados momentos, o meu filho começou subindo na parede, literalmente. Andando como se estivesse no chão. Desesperada, gritando o NOME DE JESUS, cantei o hino 'CASTELO FORTE", na íntegra e agarrei-me nele, puxei-o... e cantando o hino. O SENHOR JESUS deu-me vitória, imediatamente ele acalmou-se e dormiu.

LOUVADO SEJA O NOME DO SENHOR DEUS!

Este testemunho é para a honra e glória ao nome do SENHOR JESUS CRISTO.

Hoje, o meu filho é liberto. LOUVADO SEJA O NOME DO SENHOR!!!

publicado por cleudf às 01:28

SANTO! SANTO! SANTO!




Cristo* Mensagens e imagens!


mais sobre mim
pesquisar
 

Map IP Address
Powered byIP2Location.com

[link=http://www.musicas-especiais.com][red]Hino 469 Da Harpa Cristã[/red]
Envie músicas para seus amigos do Orkut!
[/link]
blogs SAPO