O JÚBILO 2

Março 08 2009

                          

                        Exultação

 

                                       Letra: Fanny Jane Crosby

                                       Música: Joseph Jones          

 

                              I

A Deus demos glória, com grande fervor;

Seu filho bendito, por nós todos deu;

A graça concede ao mais vil pecador,

Abrindo-lhe a porta de entrada no céu.

 

 

                             coro

Exultai! Exultai! Vinde todos louvar

A Jesus, Salvador, a Jesus Redentor;

A Deus demos gl´[oria, porquanto do céu

Seu Filho bendito por nós todos deu.

 

 

                              II

Oh! Graça real, foi assim que Jesus,

Morrendo, seu sangue por nós derramou!

Herança nos céus, com os santos em luz,

Comprou-nos Jesus, pois o preço pagou.

 

 

                              III

A crer nos convida tal rasgo de amor,

Nos merecimentos do Filho de Deus;

E quem, pois, confia no seu Salvador,

Vai vê-lo sentado na glória dos céus.

 

 

Frances Jane "Fanny" Crosby

1820-1915
Entre as histórias de autores de hinos evangélicos, nenhuma história é tão impressionante como a de Fanny Jane Crosby. Apesar da sua deficiência física, foi uma mulher de extraordinária capacidade e de uma fé inabalável. Entre poemas e hinos que escreveu calcula-se que pode chegar a nove mil, o que faz dela um dos maiores nomes entre os escritores de hinos da história da igreja.
Fanny Jane nasceu em 24 de março de 1820 no condado de Putnam em Nova York. Pouco depois disso veio a falecer seu pai. Quando tinha apenas seis semanas de vida ficou cega por causa de um erro medico. Esta deficiência lhe acompanhou o resto de sua vida, mesmo assim Fanny não se deixava abalar pelo problema. Sua convicção cristã não lhe permitia a melancolia. Esta certeza está nas letras dos seus hinos. Ela também já desde sua infância dizia que tinha um pedido para o seu Criador. Ao entrar no céu, o primeiro rosto que ela gostaria de ver, era o do seu Salvador. Certamente Deus lhe atendeu a oração. A perspectiva mais acertada para uma pessoa assim, seria o fracasso. Mas não para esta menina, que se tornaria a mulher mais famosa da hinódia norte-americana. Chegou a ser muito conhecida por cinco presidentes dos Estados Unidos. Aos oito anos demonstrava seu futuro brilhante, quando já escrevia poemas. Aos quinze anos ingressou numa escola para cegos em Nova York, onde voltou depois para lecionar e passou o resto da sua vida. Nesta escola encontrou Alexandre Van Alstyne um músico, com quem se casou aos 38 anos, que também era cego.
É verdade que, destes quase nove mil poemas e hinos, muitos não tiveram grande qualidade literária. Por isso não foram preservados. Mas muitos deles se tornaram clássicos e continuam até hoje entre os mais queridos e já consolaram milhões de pessoas. É notável a grande facilidade que Fanny tinha em escrever. Algumas canções surgiam em poucos minutos. Nos primeiros anos escrevia apenas poemas seculares. Seus poemas que se tornaram hinos evangélicos vieram mais tarde. E vieram com muita oração. Ela mesma admitiu que antes de escrever um hino sempre se ajoelhava para orar.
Fanny não tinha habilidades musicais. Seu dom era escrever poemas. Muitos destes poemas foram convertidos em musica por músicos do seu tempo que podemos citar alguns, entre eles:
William Howard Doane
William B. Bradbury
Robert Lowry
Ira David Sankey
As melodias acrescentadas aos poemas fizeram com que eles entrassem para história. Dentre os seus hinos destacam-se os seguintes :
 
v     A Deus demos glória: Cantor Cristão 15, .
v     Junto a Ti: Cantor Cristão 286.
v     Que segurança:  Cantor Cristão 375.
v     Quero estar ao pé da cruz:  Cantor Cristão 289.
v     Quero o Salvador comigo: Cantor Cristão 350.  
 
Fanny Jane faleceu em 12 de fevereiro de 1915 em Bridgeport, Connecticut.

 

publicado por cleudf às 17:16

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO